facebook

 Blog

LUA DE MEL EM VENEZA

03/02/2016


Visitar Veneza é inspirar-se. É render-se à magia deste lugar com ruas de água que não deixa nenhuma expectativa frustrada! A beleza estonteante de sua arquitetura encanta turistas de todas as partes do mundo. Não dá para parar de olhar! 

O passado de glórias e poder de Veneza fica evidente em cada esquina e, sob vários aspectos, parece ainda presente, como um espelho da riqueza amealhada através de séculos de poder sobre o Mediterrâneo e de relações comerciais com o Oriente. Veneza era então um caldeirão cultural, com viajantes entrando e saindo com suas sedas e especiarias, inclusive o próprio Marco Polo.

Dona de uma arquitetura de estilo próprio (o Gótico Veneziano) com influências bizantinas incorporadas ao mais tardio barroco, a cidade é um cenário onde se esbarra em beleza e história a todo instante.

Palazzo Ducale (Palácio dos Doges)


Antiga residência dos Doges (antigos governantes da cidade) é a glorificação do Gótico Veneziano, tendo seu corpo principal sido esculpido em mármore rosa de Verona, e seu interior refletindo o período renascentista. Fundado no século 9, é visita obrigatória para quem se interessa pela história veneziana e seu império.

A visita ao Palazzo compreende três pisos de salas ricamente decoradas, chegando a Ponte dos Suspiros e a Prisão. Casa Nova esteve preso aqui e realizou uma fuga audaciosa através de um buraco no teto. Destaque para a Porta della Carta, impressionante portão gótico da entrada. Na Sala Del Maggior Consiglio um grande painel de Tintoretto (O Paraíso, de 1590) é o ponto alto. O artista é também responsável pelos retratos dos primeiros 76 Doges.

Grand Canale (Grande Canal)


Canal que serpenteia pelo centro da cidade, ligando a Estação Santa Lucia e Piazzale Roma a Piazza San Marco, concentra muitas das principais atrações. Os palácios vistos nas suas margens foram construídos ao longo de cinco séculos e formam uma vitrine da história de Veneza.

Dependendo do número de dias que for permanecer na cidade, vale à pena ir parando para ver os monumentos de maior interesse, o que certamente levará mais de um dia.