facebook

 Blog

Dia das Crianças: Origem e Celebração

11/10/2015

12 de outubro é uma data bem especial por aqui por 3 motivos: é dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira oficial do Brasil), Descobrimento da América e Dia das Crianças. Porém, a comemoração do dia dos pequenos ocorre nesta data apenas no Brasil. Na Alemanha, por exemplo, é dia 20 de setembro. Nos Estados Unidos, primeiro domingo de junho (e varia conforme cada estado). China e Portugal, 1º de junho.

O UNICEF, por sua vez, estipulou o dia 20 de novembro, data em que oficializou, em 1959, a Declaração dos Direitos das Crianças, estabelecendo uma série de direitos referentes à alimentação, amor e educação.

Aqui no Brasil, a história começou bem antes. Em 1924, um decreto assinado pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho, estabeleceu o 12 de outubro como Dia das Crianças. Porém, não foi uma unanimidade. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada pela indústria de brinquedos Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”, em parceria com a Johnson & Johnson. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários do setor.
Criaram então, a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários renovassem a comemoração do 12 de outubro, criado lá atrás pelo deputado Galdino. E então, a data entrou para calendário de datas comemorativas do país. (Obs: o feriado deve-se ao dia da Nossa Senhora Aparecida, e não ao dia das crianças).

Com certeza, nossas queridas daminhas de honra merecem um dia dedicado a elas.

Feliz 12 de outubro!