facebook

 Blog

Curiosidade - Por que as noivas usam véu?

23/02/2016

Por que as noivas usam véu?


Você sabe como surgiu essa tradição? Sabe por que a noiva usa véu?

Essa é mais uma tradição que seguimos, muitas vezes sem saber o por que. As vezes o significado acaba se perdendo com o tempo… Agora vamos descobrir o por que do véu da noiva.

O uso do véu na cultura oriental, era associado a Ishtar,a Deusa do Amor. Ela teria sido a primeira mulher a usar o véu, que fazia uma ligação a fertilidade e sedução, não demorou muito e isso veio a ser um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia, chegando depois aos gregos.
Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, a protegendo de males naturais como o sol, vento e insetos. Durante a cerimônia de casamento, a noiva fazia questão do uso do véu por uma questão cultural,acreditando que estaria protegida de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.
A noiva romana rica, usava o Flammeum, um véu da cabeça aos pés com o mesmo intuito de protege-la .
A mitologia greco-romana liga o uso do véu à Deusa Vesta, da honestidade, protetora do lar e defensora da família

Cores tradicionais do véu de noiva:

O azul era uma cor muito utilizada para o véu ou em algum detalhe de acessório, pois além de simbolizar a tranqüilidade, o espírito, a paz e o equilíbrio, as moças acreditavam que a cor iria cortar a inveja das moças solteiras. Diversas cores e formas de véu foram usadas, principalmente o vermelho, até chegar a tradição do branco.

Na Grécia sua cor era amarelo, que simbolizava alegria e luz.

O véu que cobria toda a noiva nobre de Roma era de linho e cor púrpura,decorado com fios de ouro e prata.

A cor branca, na antiguidade, já estava relacionada a pureza, porém o uso dos trajes matrimoniais brancos é atribuído à Rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX, que casou-se com vestido e véu desta cor e sem coroa, tornando, este, um episódio inédito.

Significado Biblico e Cristão do uso do véu :

Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido. No cristianismo, Jesus e a igreja formam um corpo, do qual Cristo é a cabeça e a igreja dobra o joelho perante sua majestade. O mesmo acontece no casamento, o casal é uma só carne, no qual o homem é a cabeça e a mulher é criada para o homem. Como a igreja está sujeita a Cristo, a mulher está sujeita ao marido (Ef 5:22-25) e deve trazer um símbolo de sua honra, no caso o véu. O véu também aparece nas representações de Maria, mãe de Jesus.

Na igreja católica o uso do véu era comum antes da década de 1960, mas atualmente seu uso já não mais é obrigatório, sendo utilizado em algumas cerimônias, principalmente no casamento. Costume influenciado pelo uso do véu no tempo de Cristo.

Mas, independente se a gente acredita ou não nessas superstições, o véu é um acessório não obrigatório e depende muito do estilo da noiva e do casamento.

Existem basicamente 4 tipos de véus:

1. O tradicional véu longo ou catedral


Esse véu é o mais tradicional, indicado para casamentos em lugares fechados e realizados durante a noite. Eles são looooongos e luxuosos, passando em 12 cm o cumprimento da cauda do vestido. Costumam não ser muito confortáveis para as noivas, por isso elas geralmente usam apenas durante a cerimonia, o que também ajuda as noivas que querem cobrir um decote generoso nas costas, principalmente na igreja hihi.

2. Véu médio ou ponta de dedo.


O véu médio também é conhecido como o véu ponta de dedo e tem esse nome porque seu comprimento deve ser justamente a ponta dos dedos da noiva. É indicado para praticamente todos os tipos de vestido. Só não se recomenda que as noivas que optem por vestidos curtos usem, pois esse estilo de véu não combina.

3. Véu Cotovelo


Como o nome sugere, ele é um véu mais curto, que deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido menos, um vestido muito pomposa, de cauda, que não é o ideal para ele.

4. Véu Ombro ou Voiettes:



Mais informal que os anteriores, preferencialmente escolhido para cerimônias durante o dia e são perfeitos para os vestidos de noiva curtos ou com decotes tomara que caia. Há muitas variações dele, como os Voilettes ou os véus super curtos, que cobrem só o olho e podem ser super charmosos!


Esse último é super style né? E também deixa a noiva com uma carinha vintage!